Após quatro etapas no Salão da Inovação da Estrela Multifeira, foram conhecidos na noite de sábado (6), os vencedores da competição de startups do Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss. Dentre as 11 startups participantes, AuRos Robotics, SensorGreen e InovaPictor se destacaram e levaram a premiação.
AuRos Robotics, de Rio Grande, foi a primeira colocada e oferece soluções de inteligência artificial voltadas ao mapeamento na fruticultura. Como prêmio, leva uma avaliação de pré-investimento no valor de R$ 350 mil da Stars Aceleradora. Alexandre de Campos Horn, que responde pela startup, reside em Pelotas, mas seus familiares são de Estrela, motivo a mais que o levou a participar, pela primeira vez, do Like a Boss, embora já tivesse tido a experiência em outros pitches, principalmente online.
Horn colocou que o Like a Boss é uma das oportunidades de mostrar o seu diferencial e que foi muito gratificante ficar em primeiro lugar. “Este reconhecimento é a recompensa pelo trabalho que executamos. Ver as pessoas valorizando o que estamos fazendo é muito importante e nos motiva ainda mais”, enalteceu. Em breve, a startup pretende desenvolver um robô para colheita automatizada de frutas.
Já SensorGreen, de Estrela, representada por Luiza Kreimeier, e InovaPictor, de Campo Bom, representada por Luis Werlang, receberão uma pré-incubação na Tecnovates. Todos os destaques ganham ainda isenção de um ano de assinatura da Associação Gaúcha de Startup (AGS) e exemplares dos livros Transformação Radical e Testing Bussiness Ideas, além de divulgação na mídia regional.
O gestor de projetos de inovação do Sebrae David Viegas avalia positivamente a edição do Like a Boss da Estrela Multifeira. “Tivemos startups de alto nível nesta competição. Acredito que é um passo importante em termos de inovação para o Vale do Taquari”, afirmou. “Estamos muito felizes com os resultados, pois o Like a Boss projeta as startups. Faz todo o sentido esta competição junto a um Salão de Inovação”, acrescentou gestora de projetos Claudia Regina Kuhn.
Antes de anunciar os vencedores, o evento ainda contou com a participação do presidente da Estrela Multifeira, Leandro Kremer, e do secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Rodrigo Kich. E para motivar os participantes, Robson da Costa apresentou o case da BIMachine, da startup lajeadense que oferece plataforma de Business Intelligence.
Novidade desta edição da Estrela Multifeira, o Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss foi uma competição entre startups em estágio de operação e/ou tração/crescimento que tem como objetivo acelerar a conexão e a expansão dos negócios. A banca examinadora foi formada por quatro profissionais da área da inovação e tecnologia, que, entre os critérios avaliou mercado, inovação, equipe e modelo de negócio.