Horta em pequenos espaços e produção de alimentos saudáveis são incentivados na feira

Visitantes recebem informações para organizar hortas em pequenos espaços
Verduras, legumes e até frutas são demonstrados na horta doméstica suspensa

A alimentação saudável ganha espaço com consumidores cada vez mais conscientes. Na 5ª Estrela Multifeira, os visitantes esclarecem dúvidas e se motivam a ter seus próprios espaços de produção de hortaliças, verduras e até frutas. “Nossa intenção é mostrar que uma horta caseira é possível tanto para moradores da área rural, quanto urbana”, explica o técnico em agropecuária da Emater de Estrela, Paulo André Radünz. Entre as demonstrações que mais chamam a atenção estão a de moranguinhos. O sistema é semi-hidropônico, cultivado em bancada e em substrato. “Você pode plantar alface, beterraba, tomate e muitas outras variedades. Numa área de aproximadamente 10 m² se sustenta uma família”, destaca. Segundo ele, a Emater se coloca à disposição da comunidade para cursos de orientação coletiva, a exemplo de condomínios ou grupos de comunidades.

Visitantes recebem informações para organizar hortas em pequenos espaços
Visitantes recebem informações para organizar hortas em pequenos espaços

As opções também estão disponíveis para quem mora em apartamento ou sobrado. A alternativa para espaços pequenos é o cultivo em vasos, que podem ser fixados na parede ou instalados em estruturas de madeira. “É uma alternativa para uma alimentação sadia, aliado ao prazer da colheita própria”, observa a chefe da Emater de Estrela, Tania Stein. Entre as orientações dos técnicos estão regar com frequência, ter uma terra de qualidade e de preferência garantir o sol da manhã.

Outra opção à mostra são as hortaliças da Campo Limpo. São alimentos orgânicos cultivados em Linha Porongos, no interior de Estrela. “Temos diferenciais em relação aos alimentos convencionais e cada vez mais pessoas valorizam isso”, comenta a engenheira de alimentos e sócia da empresa, Jerusa Bruxel.

Peixes ornamentais atraem atenção das crianças
Peixes ornamentais atraem atenção das crianças

Piscicultura
As hortas, assim como a piscicultura, recebem amplo incentivo de orientação e acompanhamento da Prefeitura de Estrela e Emater. Os visitantes conseguem apreciar quatro aquários, entre os quais um com aproximadamente dois mil litros. No local os visitantes conhecem as potencialidades da piscicultura, do policultivo de carpas até a produção de tilápias e os peixes ornamentais.

Todas essas atrações estão localizadas no Pavilhão de Exposição de Animais.

Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Frederico Sehn

Deixe um comentário

Rolar para cima