A alimentação saudável ganha espaço com consumidores cada vez mais conscientes. Na 5ª Estrela Multifeira, os visitantes esclarecem dúvidas e se motivam a ter seus próprios espaços de produção de hortaliças, verduras e até frutas. “Nossa intenção é mostrar que uma horta caseira é possível tanto para moradores da área rural, quanto urbana”, explica o técnico em agropecuária da Emater de Estrela, Paulo André Radünz. Entre as demonstrações que mais chamam a atenção estão a de moranguinhos. O sistema é semi-hidropônico, cultivado em bancada e em substrato. “Você pode plantar alface, beterraba, tomate e muitas outras variedades. Numa área de aproximadamente 10 m² se sustenta uma família”, destaca. Segundo ele, a Emater se coloca à disposição da comunidade para cursos de orientação coletiva, a exemplo de condomínios ou grupos de comunidades.
As opções também estão disponíveis para quem mora em apartamento ou sobrado. A alternativa para espaços pequenos é o cultivo em vasos, que podem ser fixados na parede ou instalados em estruturas de madeira. “É uma alternativa para uma alimentação sadia, aliado ao prazer da colheita própria”, observa a chefe da Emater de Estrela, Tania Stein. Entre as orientações dos técnicos estão regar com frequência, ter uma terra de qualidade e de preferência garantir o sol da manhã.
Outra opção à mostra são as hortaliças da Campo Limpo. São alimentos orgânicos cultivados em Linha Porongos, no interior de Estrela. “Temos diferenciais em relação aos alimentos convencionais e cada vez mais pessoas valorizam isso”, comenta a engenheira de alimentos e sócia da empresa, Jerusa Bruxel.
Piscicultura
As hortas, assim como a piscicultura, recebem amplo incentivo de orientação e acompanhamento da Prefeitura de Estrela e Emater. Os visitantes conseguem apreciar quatro aquários, entre os quais um com aproximadamente dois mil litros. No local os visitantes conhecem as potencialidades da piscicultura, do policultivo de carpas até a produção de tilápias e os peixes ornamentais.
Todas essas atrações estão localizadas no Pavilhão de Exposição de Animais.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Frederico Sehn