Símbolo cultural e folclórico do município, uma miniversão do Festival do Chucrute anima os visitantes da Estrela Multifeira diariamente. Em um espaço ambientado de forma a remeter à tradicional festa realizada em maio, são servidos pratos típicos como cuca, linguiça, salsicha bock e cachorro quente durante todo o período da feira. Em horários específicos o público ainda pode acompanhar as performances das categorias Caminhando Juntas, Esperas, Casais Coroas, Casais Sênior, Oficial A, Oficial B e Especial dos grupos de danças alemãs de Estrela, os quais contabilizam cerca de 200 dançarinos. A integração também marca o espaço através da participação de grupos convidados, como ocorreu na quinta-feira (05) com o Centro Cultural de Morgenster, de Colinas.
Virginia Diehl Pies é uma das integrantes da categoria Sênior que se apresenta na feira. Há dez anos no grupo, ela conta que o Festival do Chucrute é um momento de encontro dos membros que normalmente só se cruzam eventualmente e que aproveitam o baile para compartilhar o prazer pela dança. Para ela, trazer isso para a Multifeira é tornar o evento um lugar em que todos se sentem à vontade para se divertir, inclusive quando não estão escalados para apresentações. “É uma extensão do festival realmente e também da nossa casa, como dançarinos e como amigos”, declarou. Virginia contou que a experiência ao lado dos grupos de dança proporciona uma bagagem única: “O grupo é diferente pois te remete a um clima familiar e te exercita a tolerância e o respeito, tornando o restante da tua vida muito mais leve”.
Quem aproveitou para apreciar as apresentações e degustar os pratos do cardápio na noite desta sexta-feira (06) foram os amigos Pierre Lawall, de Estrela, e Rita de Cássia Matinez, de Lajeado. Ele, frequentador do festival, qualificou como espetacular o clima do local e comparou o ambiente com o da Europa. “Isso aqui é uma atração à parte. Eu acho fantástico”. Por outro lado, Rita estava tendo seu primeiro contato com a festa que antes só conhecia através do que via na imprensa. “Agora, pessoalmente, é bem mais viva essa emoção. Estou adorando”, revelou.
Projeto Estrela Polar
O Minifestival do Chucrute também recebeu na noite desta sexta-feira a solenidade de entrega dos certificados de premiação do edital Estrela Polar a 32 entidades do município contempladas com os R$ 142 mil do financiamento feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com recursos do Pró-Cultura RS. Entre os contemplados, além dos grupos folclóricos de Estrela, entidades culturais de teatro, música, poesia, demonstrações carnavalescas, CTG e canto coral.
Agenda de apresentações
Dia 7/9(Sábado)
14h – Categorias Oficial A, Oficial B e Especial no Espaço Cultural
16h – Categoria Caminhando Juntas, Esperas e grupos convidados
20h – Categorias Casais Sênior, Casais Coroas, Oficial A, Oficial B e Especial.
Dia 8/9(Domingo)
15h – Categorias Esperas, Caminhando Juntas, Casais Sênior, Casais Coroas
18 h – Categorias Especial, Oficial B e Oficial A.